07/03/2018 às 14:34 - Atualizado em 14/12/2018 às 11:53

Cancelamento de registro

Deixou de exercer a profissão, providencie a baixa do registro.

E passar no SIRECOM-AL, sala ao lado do CORE-AL para solicitar a baixa da contribuição sindical e associativa se for associado também. Com os documentos abaixo:

Os representantes comerciais (Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Responsável Técnico) que não exercem mais a profissão devem providenciar a baixa do registro no CORE-AL. Quem não dá baixa em seu registro fica sujeito à cobrança judicial das anuidades, que acumulam a cada ano se o Conselho não for oficialmente informado que o representante deixou de exercer a atividade. Depois de entrar em processo administrativo, o valor devido ingressa na dívida ativa e em seguida é executado pela Justiça. O cancelamento suspende as obrigações junto ao CORE-AL, ao mesmo tempo em que torna ilegal o exercício da profissão. O registro deve ser prontamente restabelecido caso a atividade de representação comercial volte a ser exercida.

Para requerer o cancelamento do registro, basta procurar o posto de atendimento do CORE-AL no estado.

Procedimentos necessários:

(Pessoa Física)

* Declaração solicitando a baixa do registro no CORE-AL e devolução da carteira profissional;
* O filiado deverá estar em dia com suas obrigações perante o Conselho.

(Pessoa Jurídica)

* Distrato social (Junta Comercial) ou alteração contratual, retirando a atividade de “representação” da denominação e do objeto social;
* Baixa do CNPJ (Receita Federal);
* Declaração solicitando baixa do registro ao CORE-AL e devolução da carteira profissional.
* O filiado deverá estar em dia com suas obrigações perante o Conselho e o SIrecom-Al

Casos de transferência de registro do CORE-AL para outro conselho no Brasil:

Solicitar ao CORE-AL o requerimento para baixa por motivo de transferência. O CORE-AL emitirá correspondência transferindo o registro ao Conselho correspondente.