06/10/2015 às 15:53 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:05

SIRECOM

Danilo

Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado de Alagoas (Sirecom-AL) e o Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Alagoas (CORE AL), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Sebrae Alagoas, promoveram, na última sexta-feira (2/10), um café da manhã em comemoração ao Dia Pan-americano dos Representantes Comerciais, celebrado no dia 1º de outubro.

 

Falando sobre a data, Arthur Guillou, presidente do Sirecom AL, ressaltou a importância da representação e a necessidade de capacitação constante para um melhor desempenho profissional. “O mundo é dinâmico e a concorrência está cada vez maior. A cada dia são mais profissionais no mercado e se faz necessário que nos reciclemos na busca de uma gestão melhor e mais profissional para nossos negócios”, pontuou.

 

Presente ao evento, Wilton Malta, presidente da Fecomércio AL parabenizou a categoria e, reforçando a fala de Guillou sobre a necessidade de capacitação, criticou o recente anúncio do governo federal acerca da intenção de reter 30% das contribuições do Sistema S. “O governo não analisou o impacto social dessa medida. O Sistema pode até ter uma boa arrecadação, mas esse dinheiro é repassado à sociedade em forma de cursos, capacitações, treinamentos, serviços; enfim, em qualificação de mão de obra que, uma vez inserida no mercado de trabalho, fará a economia girar”, avaliou. Malta ainda relembrou a importância que José Pimentel de Paiva, falecido no início do ano, teve para a atividade em Alagoas.

 

Encerrando a breve solenidade de abertura, Roberval Cabral, diretor Financeiro-Administrativo do Sebrae AL, enalteceu a preocupação das entidades sindicais presentes pelas iniciativas em prol dos benefícios da categoria. “Vocês, representantes, são o ponto final dos produtos. Sabemos que o dia a dia é corrido, mas parar um pouco e se renovar são passos para ampliar a atividade e compreender o mercado, especialmente nesse momento econômico no qual nos encontramos”, disse.

 

Palestras

Após o café da manhã houve duas palestras, ambas com consultores do Sebrae. A primeira teve como tema “Simples Nacional e lucro presumido”, com Antônio Lira, que iniciou explicando que a representação comercial pode ocorrer por conta própria ou por conta de terceiros, com necessidade de registro no CORE. Dentre outras abordagens, Lira explicou as formas de tributação voltadas à pessoa jurídica (lucro real, lucro presumido, simples nacional e lucro arbitrado) e fez considerações sobre o fisco estadual.

 

“A Gestão do Negócio de Representação” foi o tema da palestra ministrada por Sávio Carnaúba. Para ele, o representante comercial deve trabalhar o marketing pessoal com foco no cliente. Nessa seara, deve determinar sua proposta de valor único, identificar objetivos e público alvo, prestar atenção nos detalhes e perceber como os outros o veem. Além disso, é preciso planejar as vendas observando o Ciclo PDCA (Planejas, Desenvolver, Controlar e Agir), não se esquecendo de definir o tempo destinado às atividades, estabelecer metas e direcionar estratégias de acordo com o produto trabalhado e cliente visitado. Também é preciso realizar análises do próprio desempenho para observar se as estratégias estão dando certo ou será preciso reformulá-las.

 

Ao final do evento, as entidades promotoras realizaram o sorteio de dois tablets e um aparelho celular.

Sobre o Sindicato

Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado de Alagoas

  • Endereço:
    Av. da Paz, 2014-A - Centro
  • CEP: 57020-440
  • Processo: 050
  • Telefone(s): (82) 3221-1794
    Fax: (82) 3221-1794
  • Email contato: sirecom-al@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    ARTHUR GEORGES GUILLOU